Fórum Soubem para outros assuntos
Blog Soubem
Bem vindo ao Fórum Ho'oponopono do Portal™
Baixe aqui o Manual da Sessão O Portal, nele você encontra todas as informações sobre O Portal, é gratuito.
Sessões Virtuais toda terça-feira 21:00 horas, e toda quinta-feira 20:30 horas (horários de Brasília), gratuitas. Acesse a sala virtual clicando aqui
Reunião virtual Soubem, toda quarta-feira (20:30 horas (horário de Brasília), gratuita. Acesse a sala virtual aqui ). Aviso: Não é a sala das sessões.
Informações sobre como fazer um Pedido de Limpeza para as sessões, você encontra aqui.
O Portal™ é um caminho, um momento de inteira tranquilidade. E o que ocorre, o que recebemos é sempre de uma maneira muito pessoal. O seu formato facilita para que entremos em contato com a gente, com um olhar para dentro, nos comunicando com o Divino em nós, às vezes nos é mostrado algo, que gera em nós o desejo de compartilhar, e aqui com total liberdade temos a oportunidade de curar e ser curados. M.M
Quaisquer dúvidas ou questionamentos escreva para o crescent@globo.com
Os Conceitos de Morrnah Simeona
Os Conceitos de Morrnah Simeona
No final dos anos 90 eu comecei a praticar o sistema Huna com materiais de estudo do Otha Wingo, da Huna Research Associates, nos EUA. Em anos subsequentes recebi ótima orientação de Jens Weskott, responsável pela divulgação de Huna no Brasil.
É importante entender que Ho'oponopono é apresentado como um componente da psicofilosofia Huna. Foi em 2007 que tomei conhecimento de uma nova versão de Ho'oponopono desenvolvida pela Kahuna Lapa’au (sacerdotisa) Morrnah Simeona. Meu primeiro contato com esse novo Ho'oponopono foi em programas de entrevistas na internet onde o Dr. Ihaleakalá Hew Len apresentou o sistema divulgado pela Foundation of I.
Depois em Julho de 2007 li o livro Limite Zero do Joe Vitale e Dr. Len e fiquei sabendo que a Huna Research Associates discorda do Ho'oponopono descrito no livro, tendo-o como "incompleto" e prejudicial. Tive acesso a mais informações e com tempo reparei que algumas pessoas, que assim como o Dr. Len também haviam estudado com a Morrnah Simeona, questionavam a autenticidade de alguns assuntos abordados no livro. Também eram críticos de alguns conceitos como não sendo originais da Morrnah, do óbvio marketing de seminários; e a tal "cláusula de não divulgação" do que se aprende nos workshops da entidade responsável pelo agendamento dos mesmos.
Há realmente uma rixa entre essas duas organizações, uma nega qualquer ligação com Huna, por não considerá-la autenticamente Havaiana, com o Dr. Len em um vídeo recente se referindo à Huna "como invenção de um homem branco" - mas sei que a Morrnah era associada sim da Huna Research Associates, foi professora na organização, conterrânea de Otha Wingo, e utilizou no seu Ho'oponopono da Identidade Própria toda terminologia da psicofilosofia dos "Três Eus" do ser humano (Unihipili, Uhane e Aumakua) conforme ensinado por eles.
Digo isso com segurança porque na verdadeira tradição Havaiana o "Unihipili" se refere a espíritos de pessoas falecidas, "Uhane" é uma alma, espírito, ou fantasma, e "Aumakua" são os deuses da família, deuses pessoais ou ancestrais. O Serge Kahili King, outro autor, líder espiritual, que professa a sua própria versão de Huna, deu nomes diferentes aos "Três Eus": "Ku," "Lono," and "Kane". Aqui também há uma discordância com a tradição pois são nomes de deuses Havaianos. Então minha conclusão é que a Morrnah usa a conceitualização Huna do Max Freedom Long, e não há como negar isso.
Muito do que ela colocou no seu Ho'oponopono (de origem Huna) é do movimento americano Novo Pensamento.
Conforme explicado no site Wikilingue o Novo Pensamento é uma corrente filosófica que surgiu em meados do século XIX nos Estados Unidos. Conhecido em seus inícios como Ciência Mental anos mais tarde receberia o nome de Novo Pensamento (New Thought, em inglês). Este movimento cresceu internacionalizando-se e produzindo grandes escritores durante todo o século XX (Napoleon Hill, Emmet Fox, Ernest Holmes, Wallace Wattles, Joseph Murphy, Neville Goddard, até os dias de hoje com Louise Hay, Deepak Chopra, Eckart Tolle e outros). O Novo Pensamento não é em si uma religião ainda que deste movimento surgiram algumas instituições filosófico-religiosas como a Unidade do Cristianismo (Unity), a Ciência da Mente (Ciência Religiosa/Religious Science), a Ciência Divina (Divine Science) e Seicho-No-Ie, entre outros, durante o século XIX e XX.
O Novo Pensamento é uma filosofia que proclama a necessidade de uma experiência direta com o Criador, sem necessidade de intermediários – que é exatamente como a Morrnah estruturou o processo Ho'oponopono. A mensagem central do Novo Pensamento é que o pensamento da cada pessoa dá origem à suas experiências, a sua visão do mundo. Por esse motivo o Novo Pensamento dá grande ênfase a atitude mental positiva, a meditação e afirmações. O Novo Pensamento também tem alguns paralelismos com o Monismo hindu.
Ainda que o Novo Pensamento seja com frequência confundido com o movimento Nova Era (New Age), ele precede à Nova Era por um século e apesar de algumas semelhanças não compartilha muitos de seus princípios fundamentais.
Algumas pessoas que tiveram contato com a Morrnah Simeona através do Huna Research Associates têm a opinião que o Ho'oponopono do livro "Limite Zero" não é conforme ela ensinava e tem uma falha relativa à prática devido aos autores não terem sido transparentes ao optar por guardar "segredos" para workshops, e fazendo um marketing para a venda de produtos. Tive minha compreensão sobre o Ho'oponopono da Morrnah esclarecida quando passei a rever textos que eu tinha recebido do Otha Wingo anos atrás, e materiais do Jens Weskott sobre Huna antes de eu passar a divulgar o Ho'oponopono.
A prática e conceitualização Huna embora explique bem muitas coisas é ao mesmo tempo altamente intelectualizada, é o racional no comando.
Na página 67 do E-book Ho’oponopono tem a minha observação/alerta sobre "gravação negativa" com o uso das frases conforme ensinado no livro "Limite Zero". Essa edição mais recente do e-book agora mostra como praticar o Ho'oponopono com segurança e sem a necessidade de acréscimos, intermediários ou acessórios.
Esse fórum busca zelar pela integridade da informação didática e a simplicidade dessa prática, não há necessidade de incrementos, muita explicação, enfeites e devaneios poéticos.
Baixe o E-Book Ho'oponopono no www.hooponopono.ws
Tópicos similares» Bancos de mola...
» Peças/Sensor ângulo de viragem BAS ESP - Classe A - 2001
» F700
» F-CELL Roadster Concept

» AGENDA de Vivências no Portal
» Ho'oponopono Avançado, existe?
» Pedido de Limpeza
» Gostaria de Mais esclarecimentos
» O que está no outro está em mim?
» Vivência no Portal - Ho´oponopono, Rio de Janeiro a ser marcada!
» Limpeza para Prosperidade
» AUGUEM ME AJUDA
» Vivência virtual