A Essência de todo ser humano é perfeita, somos filhos de Deus. A imperfeição que vemos são expressões de memórias (programas). O processo de se tornar consciente é reparar que há memórias gerando os problemas - e pedir a limpeza. Na medida que vamos limpando essas memórias diversas vamos abrindo mão de nossa identificação com elas, e com isso param de nos definir como pessoas com essas ou aquelas "características", de defeitos, vícios, hábitos indesejáveis, etc.. Isso é Consciência de quem somos realmente, que o Divino habita em nós.
O que o Dr. Len limpou foram os julgamentos (sentimentos) que ele tinha ao ler a ficha dos pacientes. O que existe no outro que existe nele, e existe em mim e em você, é o Divino, essa Essência, que se expressa como indivíduo único. As memórias ofuscam essa visão, gerando sentimentos diversos que ocupam o espaço onde a Inspiração pode se apresentar. São elas que julgam como se fossem a pessoa, é isso que o Dr. Len limpou.
Geralmente as pessoas se enrolam nessa "conceitualização" pois olham pelo lado do defeito, do errado, como se aquilo também existisse nelas. Isso foi uma das misinterpretações do livro, e que confunde muita gente.
Através da prática do Portal, se realiza o Ho'oponopono da Identidade Própria (Essência), então há o alinhamento com o Divino em você. Esse alinhamento reforça a vibração do Divino e pelo efeito de ressonância vibra o reconhecimento no próximo de que o Divino está nele também. As palavras não descrevem perfeitamente o que acontece, mas isso é palpável, visível, nas sessões e vivências.
Olhe as coisas à sua frente pelo prisma do "o Amor não tem oposto", isso dissolve a percepção do mundo da dualidade. No Campo no Portal tens essa oportunidade de transcendência verdadeira, pois desliga a racionalização e você passa a entender que só existe o Bem. Vê-se que o que julga, avalia, sentencia, tanto o próximo quanto a si mesmo, são memórias. São os muitos "eu sou assim" no ego. Por isso a ferramenta no Portal; "quem sou eu?" é tão efetiva em expor e cancelar essa memória no momento que ela se apresenta.